Projeto Pedagógico
O Projeto Pedagógico do curso de Enfermagem da Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde de Juiz de Fora - SUPREMA tem em vista formar enfermeiros com competência técnica e política, como sujeitos sociais dotados de conhecimento, de raciocínio, de percepção e de sensibilidade para as questões da vida e da sociedade, capacitados para intervir em contextos de incertezas e de complexidades.
Para tal, define como pontos fundamentais para o seu desenvolvimento:
a) Aprendizagem centrada no aluno através de relação dialógico emancipatória estudante-professor.
b) Indissociabilidade teoria-prática, ciclo básico-profissionalizante, integrando e promovendo a interdisciplinaridade e a transdisciplinaridade.
c) Entendimento da concepção de saúde enquanto qualidade de vida determinada e resultante das condições de vida da população.
O processo de formação do enfermeiro deve abranger uma dimensão político-social, que o subsidiará na inserção do seu campo de atuação, como sujeito partícipe de sua construção qualitativa, assumindo, portanto, o exercício profissional na direção da resolução dos problemas da comunidade.
Cabe, portanto, preparar o enfermeiro para compreender a si mesmo e ao outro, mediante um maior conhecimento do mundo e das relações que se estabelecem entre os homens e entre eles e o meio ambiente físico e social.