SUPREMA | Faculdade de CiÊncias Médicas e da SaÚde de Juiz de Fora - FCMS/JF

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Graduação Farmácia

Projeto Pedagógico

O Projeto Pedagógico do Curso - PPC é estruturado para a formação do farmacêutico mediante o desenvolvimento da competência profissional, pautada no rigor técnico-científico da Farmácia e em padrões éticos e morais; um profissional sensível e atento às necessidades de saúde, às condições econômicas e socioculturais dos diferentes grupos e segmentos sociais.


Considerando a concepção de saúde-doença na perspectiva da qualidade de vida, na reorganização do setor de saúde através de ações de promoção, prevenção e recuperação, há necessidade também de se promover transformações na prática profissional farmacêutica, sendo um desafio a construção de novas tecnologias para a intervenção. Destaca-se que o valor da atividade do próprio sujeito como início da aprendizagem e o incentivo para continuar aprendendo são suscitados no ambiente concreto, no qual surgem os conflitos capazes de promover o interesse das pessoas e seu desejo de intervir para sua solução.


Para que ocorra a transformação das práticas profissionais farmacêuticas, a formação deve estar na direção desses referenciais, buscando reflexão crítica sobre as práticas produzidas pelos profissionais, ou seja, a problematização dos processos de trabalho, tomando como referencial as necessidades de saúde das pessoas e da população, da gestão setorial e da promoção e vigilância à saúde. Ser competente em algo implica aludir a essa convergência que dá sentido, limite e alcance à competência. As competências escolhidas referem-se às áreas de vigilância individual ou coletiva de saúde e à gestão do trabalho e da educação em saúde, e expressam o desejo de formação de um profissional farmacêutico capaz de desempenhar com sucesso seu trabalho na sociedade. Esse desempenho nada mais é do que a expressão concreta dos recursos que o indivíduo articula e mobiliza na vivência do mundo do trabalho.

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