SUPREMA | Faculdade de CiÊncias MÉdicas e da SaÚde de Juiz de Fora - FCMS/JF 

A FACULDADE

Gestão de Qualidade

SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE
COM BASE NO PROGRAMA SGQ:5S

 

A cultura da qualidade da FCMS / JF começou a ser implantada desde a sua inauguração, em 2004, onde foi estabelecida uma parceria com empresa MFC Consultoria para a implantação do Projeto Sistema de Gestão com Base no Programa SGQ:5s criado e mantido pela mesma.

 

Estruturado em 02 níveis (5s e Senes- Sistema Estratégico de Qualidade e de Negócios Empresariais Sustentáveis), este projeto contribuiu no primeiro momento (período de 2004 à 2006) para a melhoria do ambiente de trabalho, onde toda força de trabalho se empenhou em aplicar diariamente os 5 sensos exigidos (seletividade, sistematização, sem sujeira, saúde e socialização), resultando assim na conquista (2004) e manutenção (2005 e 2006) do prêmio Top Quality Ouro.

 

Visando estruturar o Sistema de Gestão, a FCMS / JF, a partir de 2007, buscou a manutenção do nível 5s e decidiu partir para o segundo estágio do projeto (Nível Senes), onde passou a exigir da organização que os esforços fossem direcionados não somente ao Programa 5s, mas também para a construção do Sistema de Qualidade, sendo reconhecida assim como Top Excelência no mesmo ano.

 

Sendo assim, no período de 2008 à 2009, a organização não somente manteve a aplicação do Programa 5s como também conseguiu implantar o Sistema da Qualidade, resultando na conquista (2008) e manutenção (2009) do Top Diamante.

 

Em 2010, a FCMS / JF iniciou o processo de integração do Sistema de Gestão exigido pelo Nível Senes, onde os esforços passaram estar direcionados não somente para a manutenção do Programa 5s e do Sistema da Qualidade como também para a Responsabilidade Socioambiental e Segurança e Saúde Ocupacional, sendo reconhecida assim como Top Rubi no mesmo ano.

 

Em 2011, a FCMS/JF deu prosseguimento ao processo de integração exigido pelo Nível Senes, sendo reconhecida como Top Rubi Special.

 

Em 2012, a organização consolidou o Sistema Integrado de Gestão exigido pelo Nível Senes, sendo reconhecida com a conquista do prêmio Top Quality Master.

 

Em 2013 a organização assegurou a manutenção do Sistema Integrado de Gestão exigido pelo Nível Senes, sendo reconhecida com a conquista do prêmio Top Quality Master Plus.

 

Em 2014 a organização garantiu a manutenção do Sistema Integrado de Gestão exigido pelo Nível Senes, sendo agraciado pelo segundo ano consecutivo, com os prêmios Top Quality Master Plus.

 

Em 2015 a organização manteve o Sistema Integrado de Gestão exigido pelo Nível Senes, sendo agraciado pelo terceiro ano consecutivo, com os prêmios Top Quality Master Plus. Frente a conquistas destes prêmios, neste mesmo ano a FCMS/JF chegou ao ápice do Projeto SGQ:5s com a recomendação para o Prêmio SENES.

 

Encerrando o ciclo de 2016 não foi diferente, a FCMS/JF garantiu com a mesma determinação de sempre a manutenção do Sistema Integrado de Gestão exigido pelo Nível Senes, visando a manutenção dos prêmios Top Senes.

 

 

Para assegurar o prêmio a Instituição precisa atender os requisitos do Manual de Regulamento do Prêmio Top Quality, passando por DOIS ciclos de auditorias no ano.

 

Cada ciclo de auditoria consiste no cumprimento das seguintes avaliações:

 

  1. Auditoria Premium: É a avaliação por amostragem para detectar o comprometimento da equipe nos conceitos do programa 5S e Gestão avaliados junto ao colaborador. Realizada UMA por ciclo e a data da avaliação vem através de um comunicado podendo ser realizada até 20 dias após o seu recebimento.
  2. b) Auditoria sem aviso: É a avaliação por amostragem para analisar o compromisso diário da equipe com a qualidade. São realizadas DUAS por ciclo. A data de realização fica a critério da MFC.
  3. c) Auditoria: É a avaliação completa do sistema sendo: Solução das pendencias e dos objetivos e metas, aplicação dos conceitos dos 5S’s em toda organização, atendimento as legislações e leis vigentes, pro-atividades das equipes, liderança eficaz e servidora, praticas com segurança, avaliação da estrutura predial e sistemas de gestão. É realizada UMA por ciclo. A sua data e previamente marcada conforme o contrato.
  4. 7.3 Relatórios de avaliação: O modelo de avaliação nos ciclos de auditorias mantem uma estrutura alinhada para conduzir a organização as práticas dos conceitos dos 5S’s, visão estratégica, gestão da qualidade e gestão socioambiental.

 


SUSTENTABILIDADE

 

O Prêmio da Sustentabilidade engloba estas atitudes empresariais de forma voluntaria para estabelecer conscientemente em suas estratégias um modelo capaz de amenizar a grande velocidade da degradação da qualidade de vida do nosso planeta, a extinção de várias espécies de flora e fauna e promover a conscientização da responsabilidade de todos com o padrão de comportamento da sustentabilidade, sedimentado no modelo TRIPLE BOTTON LINE, que e ser uma organização ecologicamente correta, socialmente justa e economicamente viável.

 

A MFC observando a gestão empresarial, percebeu que ainda estava faltando uma ação no relacionamento humano, alguma essência para complementar o Triple Botton Line para melhorar os resultados. Por esta razão, incorporou-se na Gestão Inteligente que engloba o programa 5S, o sistema de gestão da qualidade e as práticas da sustentabilidade guiada pela GENEROSIDADE NA GESTAO. Generosidade e a virtude humana voluntaria de quem acrescenta algum benefício ao próximo, o sentimento de compartilhamento com outras pessoas sem a necessidade de receber algo em troca, em ser mais útil do que e o seu dever. A gestão da sustentabilidade não sugere altruísmo, pois não combina com as estratégias empresariais para se manter e crescer no mercado competitivo, mas saber eliminar os desperdícios para ter segurança financeira e utilizar sua margem de lucro em benefício das pessoas, de sua equipe, da comunidade. E trabalhar com a gestão de responsabilidade socioambiental e compreender que esta atitude e investir correta e estrategicamente sem deixar de ser economicamente viável.

 

O Prêmio Sustentabilidade deseja tornar consciente no meio empresarial a visão de futuro no planejamento estratégico para transformar as oportunidades de negócio em uma constante melhoria na vida das pessoas e do planeta.

 


 

CONSIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO

 

O Prêmio SUSTENTABILIDADE está disponível para a organização que esteja o nível SENES. A sua avaliação e realizada somente no 2o ciclo do ano pela MFC. E impreterível que a organização apresente a MFC um relatório contendo todas as ações realizadas com VINTE dias que antecedem a auditoria com assinatura do Comitê. No dia da avaliação, a organização deve realizar uma apresentação a MFC incluindo seus responsáveis pelas atividades com evidencias, fotos e REGISTROS que comprovem que os itens exigidos estão com atitudes incorporadas no planejamento estratégico e que existem analises críticas pela alta direção.

 

A exigência para conquistar o prêmio e atender no mínimo 80% conforme abaixo:

 

  1. Ação estratégica: 5%
  2. Ambientalmente correta: 45%
    1. Gerar economia no consumo de água: 9%
    2. Gerar economia no consumo de papel: 9%
    3. Gerar economia no consumo de energia elétrica: 9%
    4.  Tratar os resíduos sólidos, líquidos, e reduzir a emissão de gazes: 9%
    5.  Projetos ambientais

 

 

  1. Socialmente Justa: 30%
    1. Campanhas e ações à saúde do corpo e da mente: 10%
    2. Desenvolvimento de projetos culturais e esportivos: 10%
    3. Desenvolvimento de projetos sociais: 10%

 

  1. Economicamente viável: 20%
    1. Comitê de ética e sustentabilidade: 10%
    2. Estratégia e resultados: 10%

 

Deste 2012, a FCMS/JF atende aos requisitos exigidos para conquista do Prêmio Top Sustentabilidade, que até o momento totaliza 5 Prêmios. Anualmente é apresentado um relatório das práticas ambientalmente correta, através dos indicadores de consumo de papel, consumo de água e consumo de energia elétrica, que demonstrado por meio de gráficos um consumo consciente dos recursos.

 

Consumo de água

 

 

Consumo de papel

 

Consumo de energia elétrica

 

Quanto ao requisito socialmente justa a FCMS/JF realiza no ano mais de 200 projetos sociais em benefício da comunidade. São desenvolvido também projetos culturais e esportivos, além de campanhas e ações à saúde do corpo e da mente para colaboradores da instituição.

Atendendo ao requisito Economicamente viável, a FCMS/JF tem instituído um Comitê de Sustentabilidade que é responsável para o desenvolvimento e acompanhamento de todas ações durante o ano.

As ações da Sustentabilidade são validadas no Planejamento Estratégico pela Direção e corpo de liderança.

 

 

 

 

(32) 2101.5000

Alameda Salvaterra, nº 200, Bairro Salvaterra, CEP 36.033-003 - Juiz de Fora MG

VEJA ABAIXO COMO CHEGAR