Suprema é a 3ª melhor Faculdade de Medicina de Minas

Suprema a 3 melhor Faculdade de Medicina de Minas

Publicado em: 29/11/2017

A Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde de Juiz de Fora (FCMS/JF) - Suprema é a terceira melhor faculdade de medicina do estado de Minas Gerais e a 16ª melhor do Brasil, entre faculdades públicas e privadas. A Suprema foi tão bem avaliada, que está à frente de institutos federais como a Universidade Federal de São Paulos (UNIFESP), Universidade de Brasília (UnB) e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Os dados são da avaliação do Ministério da Educação (MEC), através do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que divulgou os resultados dos principais indicadores de qualidade da educação superior brasileira: o Conceito Preliminar de Curso (CPC) - indicador de qualidade que avalia os cursos de graduação -, e o Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC).

As informações referem-se ao ciclo avaliativo de 2016 do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) que contemplou 18 áreas de avaliação, 4.300 cursos e 195.757 participantes no exame.

O conceito, que vai de 1 a 5 (sendo 5 o valor máximo), é um indicador preliminar da situação dos cursos de graduação no Brasil. A Faculdade Suprema conquistou nota 4, na maioria dos seus cursos, na avaliação do CPC. O CPC é um indicador de qualidade que avalia os cursos de graduação de todas as Instituições de Ensino Superior (IES) do país.

O cálculo e divulgação da nota ocorrem sempre no ano seguinte ao da realização do Enade e tem como base a avaliação de desempenho dos estudantes, corpo docente, infraestrutura da instituição e organização didático-pedagógica, conforme orientação técnica da Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (Conaes).

Segundo informações do MEC, os cursos que não tiveram pelo menos dois estudantes concluintes participantes não têm seu CPC calculado, ficando Sem Conceito (SC). Na Suprema, todos os cursos foram avaliados, obtendo os seguintes resultados no CPC:

• Enfermagem: 4
• Farmácia: 4
• Fisioterapia: 4
• Medicina: 4
• Odontologia: 3

De acordo com dados do MEC, apenas 1,9% dos cursos superiores avaliados em 2016 receberam nota máxima (5).

O Diretor de Ensino, Pesquisa e Extensão da Suprema, Djalma Ricardo parabeniza toda a comunidade acadêmica e diz que o resultado é um esforço de trabalho em equipe. "Estes resultados refletem a dedicação e comprometimento de todos. Foram os melhores resultados que conseguimos até hoje. Ficamos com CPC 4 na maioria dos cursos. Parabéns a todos", comemora.

Suprema está acima da média nacional no Índice Geral de Cursos (IGC)

O MEC também divulgou o Índice Geral de Cursos (IGC), indicador de qualidade que avalia as instituições de educação superior.

A nota vai de 1 a 5. As instituições que ficam na faixa abaixo de 3 são consideradas insatisfatórias, e as que ficam com 4 e 5 são consideradas excelentes. A Suprema, novamente, obteve nota 4 no IGC.

O IGC leva em conta, além do conceito dos cursos, a avaliação dos programas de pós-graduação oferecidos pelo estabelecimento. De um total de 2.132 instituições avaliadas, 307 foram consideradas insatisfatórias.

Cursos avaliados em 2016

Bacharelados: agronomia, biomedicina, educação física, enfermagem, farmácia, fisioterapia, fonoaudiologia, medicina, medicina veterinária, nutrição, odontologia, serviço social e zootecnia

Tecnólogos: agronegócio, estética e cosmética, gestão hospitalar e gestão ambiental

Classificação das Instituições de Ensino Superior (IES) em Minas Gerais para o curso de medicina