Warning: count(): Parameter must be an array or an object that implements Countable in /home/supremagodaddy/public_html/noticia-interna.php on line 23
SUPREMA | Faculdade de Ciencias Medicas e da Saude de Juiz de Fora - FCMS/JF Notícias - Faculdade Suprema

SUPREMA | Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde de Juiz de Fora - FCMS/JF

Ação de Higienização das mãos é sucesso no HMTJ

Publicado em: 18/04/2014

A equipe do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) do Hospital e Maternidade Therezinha de Jesus realizou uma grande campanha de higienização das mãos durante a semana, de 14 a 16 de abril. A maior novidade ficou por conta da nova caixa de luz negra que permite visualizar os pontos de sujidade das mãos. Os alunos da Residência Multiprofissional incrementaram a ação com decoração especial, assumindo com afinco as minipalestras para os colaboradores e, além disso, os estagiários da SCIH criaram uma grande mão laranja para chamar a atenção por onde a equipe passava realizando instruções e testes com os funcionários. 

A ação foi a mais completa e a que mais chamou a atenção dos funcionários até hoje no HMTJ. A equipe de enfermeiros e de estudantes percorreram diversos setores, dando minipalestras, instruindo os funcionários sobre a importância de fazer a higienização com álcool gel e reforçando a informação com impresso padrão do Ministério da Saúde que fala dos "5 Momentos de Higienização", fundamentais especialmente para quem lida diretamente com o paciente.
Além da grande mão criada pelos estudantes, banners e balões coloridos também chamaram a atenção dos funcionários para a campanha. Mas, a maior surpresa foi a novidade da caixa de luz negra, instalada no refeitório da instituição, que mostrava na prática a eficiência do uso de álcool gel e como as impurezas podem permanecer nas mãos se a higienização não for bem feita. Um gel especial passado nas mãos, com estas expostas à luz negra dentro da caixa, permite ver (por duas aberturas pequenas) os pontos de contraste do que está efetivamente limpo ou não. Instantaneamente fica claro onde a higienização falhou. Aproveitando a surpresa de todos com os resultados, a equipe da campanha reforçava as instruções quanto às manobras corretas do uso do álcool gel para todos os funcionários, tanto dos setores assistenciais, quanto administrativo e de apoio.

A campanha foi idealizada a partir das normativas da RDC-36 (Protocolo de Higienização das Mãos) de julho de 2013, que orienta a conscientização quanto à necessidade de higienização das mãos e aplicação de sinalização e comunicação visual das instruções de desinfecção. Fabíola Vieira, coordenadora de enfermagem da SCIH do Hospital, ficou empolgada com o envolvimento de todos. "Os residentes e acadêmicos se desdobraram para a sensibilização, os colaboradores ouviram atentamente as explicações e participaram com interesse dos testes. Foi um sucesso total", reforça ela, alegando que os objetivos são fundamentais para a segurança do paciente, já que a higienização é básica neste processo e o Hospital espera ampliar cada vez mais a adesão a esta rotina. 

       

 

Canais Interativos

Podcast
Podcast

(32) 2101.5000

Alameda Salvaterra, nº 200, Bairro Salvaterra, CEP 36.033-003 - Juiz de Fora MG

VEJA ABAIXO COMO CHEGAR


SUPREMA-Sociedade Universitária para o Ensino Médico Assistencial LTDA - CNPJ: 05.079.440/0001-08

Todos os Direitos Reservados

Futuro