Notícias - Faculdade Suprema

Vestibular, Acontece na Suprema

Quais as vantagens em fazer uma faculdade?

Publicado em: 11/10/2023

Uma dúvida que toma a cabeça de alguns estudantes quando terminam o Ensino Médio é: será que realmente vale a pena fazer um curso superior? Quais são as vantagens de fazer um curso superior hoje em dia?

Talvez o estudante não conheça ainda as oportunidades que podem surgir ao investir em um curso superior. Primeiramente é preciso compreender que o mercado de trabalho está cada vez mais competitivo.

Portanto, continuar estudando após o término do Ensino Médio é de grande importância para quem deseja estar um passo à frente na hora de ser escolhido para uma vaga de emprego. Com isso, a graduação tem se tornado um diferencial para o currículo dos profissionais.

Para auxiliá-lo nesse tipo de escolha trouxemos alguns motivos pelos quais vale investir em um curso universitário. Nesse sentido queremos mostrar que a faculdade pode abrir caminhos para o profissional depois de concluir a graduação.

A experiência adquirida no dia a dia da profissão vai ser aliada ao conhecimento garantido pelo curso superior. Além disso, o ideal é que o aperfeiçoamento acadêmico continue com os cursos de pós-graduação.

Veja também:

Qualificação no mercado de trabalho

Uma das vantagens ao escolher uma faculdade é aumentar as chances para ingressar no mercado de trabalho. A alta demanda por profissionais com conhecimento na área em que pretendem atuar podem ser decisivos durante o processo de contratação.

Sendo assim, o diploma de um curso superior é um dos requisitos para uma enorme variedade de vagas em diferentes profissões. O mercado de trabalho é exigente, requer um profissional com diferentes habilidades, multifunção e com nível superior.

Os cursos superiores podem levar o profissional a conquistar novas posições dentro de uma empresa, a ter conhecimento em diversas áreas e capacitação desempenhar melhor sua função com os conhecimentos adquiridos durante o curso.

Melhor remuneração

O Brasil é um dos países em que o curso superior mais influencia no salário, segundo dados da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). A diferença chega a quase 150% entre um trabalhador com graduação e outro com formação até o Ensino Médio.

Para se ter uma ideia é comum nas empresas o profissional graduado estar em um nível hierárquico superior. Isso confirma que fazer faculdade contribui para melhorar o padrão de vida de quem se forma e para obter melhores salários.

Networking

Ao escolher uma faculdade você não obtém apenas conhecimento para a prática da profissão. Mas também abre as portas pela troca de experiência e networking que vai desenvolver durante o ensino superior.

Uma rede de relacionamento lhe ajudará a aprender mais, fortalecer o diferencial competitivo e ser apresentado a variadas oportunidades. É pelo networking que muita gente consegue o primeiro estágio e, até mesmo, o primeiro emprego.

Estimula o crescimento pessoal

Quer mais um motivo para fazer uma faculdade? Você terá uma visão de mundo mais ampla e desenvolverá habilidades interpessoais que serão diferenciais no desenvolvimento profissional e pessoal.

A graduação é uma experiência individualizada e coletiva ao mesmo tempo. Você convive com pessoas de diferentes cores, raças, níveis culturais, experiências de vida diferentes da sua realidade.

Entre as vantagens de se fazer uma graduação também está a capacidade de trabalhar em equipe, obter visão sistêmica, autonomia, organização e produtividade.

Oportunidades

Ingressar em uma faculdade abre um leque de possibilidades para atuar no mercado. Uma graduação pode ampliar e mudar sua visão sobre a profissão que quer seguir ou que já atua há alguns anos, lhe mostrando os diversos campos em que se pode trabalhar ou os que você pode alcançar.

As oportunidades surgem quando o profissional demonstra interesse em seu local de trabalho em aperfeiçoar seu conhecimento e crescer dentro da área que escolheu como profissão.

A competitividade do mercado há de ser considerada. Mas, quando o profissional tem habilidades desenvolvidas, investimento em cursos de graduação, pós graduação, ele acaba se destacando dentro da empresa onde trabalha.

Atualmente, persistência e ampliação do conhecimento fazem parte de um profissional que deseja se firmar em alguma profissão.

Promoção

Durante a graduação, alguns estudantes se inserem nas empresas através de programas de estágio. Após a conclusão do curso superior, muitos são efetivados, pois já possuem o conhecimento na área.

Ou seja, outra vantagem de se fazer uma faculdade é que ela ainda possibilita as promoções internas nas empresas e a efetivação em uma vaga que você já possui domínio.

Investimento com retorno garantido

Você sabia que muitos estudantes já saem da graduação trabalhando? Na área da saúde, como por exemplo a Medicina, a taxa de empregabilidade chega a 97%. As áreas de Farmácia e Enfermagem estão entre as que mais estão contratando profissionais no país.

Viu como são muitas as vantagens de se fazer um curso superior? Agora que você já sabe o quanto vale a pena fazer uma faculdade conheça os cursos oferecidos pela Suprema e a nossa estrutura.

Gostou das nossas dicas? Então, prepare-se para garantir sua vaga no Vestibular da Suprema e ingressar na faculdade! Estamos com inscrições abertas para o Processo Seletivo  do 1º semestre de 2024 dos cursos de Enfermagem, Fisioterapia, Medicina e Odontologia.

E se quiser esclarecer alguma dúvida, pode entrar em contato conosco, teremos o prazer em lhe atender. Fale com a gente pelo nosso WhatsApp