Warning: count(): Parameter must be an array or an object that implements Countable in /home/supremagodaddy/public_html/noticia-interna.php on line 23
SUPREMA | Faculdade de Ciencias Medicas e da Saude de Juiz de Fora - FCMS/JF Notícias - Faculdade Suprema

SUPREMA | Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde de Juiz de Fora - FCMS/JF

Residência Médica forma sua segunda turma

Publicado em: 06/02/2012

No dia 31, às 11h, aconteceu no Hospital Therezinha de Jesus (HTJ) a formatura da segunda turma de residentes da Suprema/HTJ. Estiveram presentes à solenidade os diretores da Suprema, Dr. Angelo Marciano Lopes, Dr. Djalma Rabelo Ricardo, Dr. Iomar Cangussu, Dr. Jorge Montessi, Dr. José Mariano Soares de Moraes e Dr. Ricardo Campello; o Dr. Cleber Soares Junior, coordenador geral da Comissão de Residência Médica – Coreme; o professor mestre Plínio Ramos, coordenador do Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão – Nepe; o Dr. Dircênio Marques, diretor clínico do HTJ; os médicos Alberto Aloysio Larcher de Almeida, Carlos Augusto Gomes, Fernando Lima Coutinho, Flora Bastos e Gyane Groppo; o gerente administrativo do HTJ, Marco-Antônio Guimarães de Almeida; a coordenadora administrativa da Comissão de Residência Médica – Coreme, Cristina Márcia da Silva; além de outros residentes, que estiveram prestigiando os colegas.

 

Receberam o certificado os formandos: Jaqueline Aparecida da Silva e Tássia Veloso Gomes (Anestesiologia), Eduardo Nakagawa de Carvalho e Diego Álvares de Melo Santos (Cirurgia Geral), Luiza Bastos Frade, Gisele Caneschi e Victor Henrique Gomes Parizzi (Clínica Médica), Luzia Ribeiro Nasser Salomão e Gleice Rodrigues dos Reis (Obstetrícia e Ginecologia), Isaac Eduardo Arana e Maria Fernanda Bessa Peres (Pediatria).

 

Cristina, muito emocionada, abriu a cerimônia, relembrando que a turma, iniciada em 2009, ajudou na obtenção do título de Hospital de Ensino. Em seguida, Dr. Cleber falou algumas palavras sobre ser médico: a necessidade de manter princípios de saúde e de beleza, pois a doença é feia; e sobre a formação médica ser um processo, com o acúmulo contínuo de experiência.

 

Dr. Campello falou sobre o aprendizado propiciado por eles a toda a equipe: a turma ensinou mais do que aprendeu, posto que é uma nova escola. E lembrou que quem cria o caminho de cada um, quem faz suas condições, são os próprios estudantes; além de pedir desculpas por aquilo que possa ter faltado durante o curso. Dr. Carlos destacou o fato de o Dr. Newton não poder estar presente, mas de seu empenho para a implementação da Residência Médica no Therezinha. Falou da felicidade de formar profissionais competentes e dedicados, sabendo que eles vão difundir o nome dessa escola pelo Brasil, levando os preceitos éticos e humanistas que receberam.

 

Dr. Djalma frisou que Dr. Newton é o grande mentor da Residência. Lembrou que esta é uma etapa importante na formação profissional, e reiterou que a casa permanece de portas abertas a todos, desejando sucesso. Dr. Montessi destacou ser este o segundo grande momento da Medicina, e lembrou que esta turma tem um fator histórico: participou dos credenciamentos do Hospital de Ensino e da Residência Médica. Destacou a importância do trabalho em equipe e de verem os colegas do HTJ sempre como orientadores, quando precisarem. Drª Flora lembrou aos médicos formandos que grande poder sempre gera grande responsabilidade, e, ao final, entoou a canção “Um pouco de perfume”.

Diego Álvares, de 29 anos, graduou-se na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), e formou-se no programa de Residência Médica em Cirurgia Geral. Conta que participou do processo seletivo unificado para Minas Gerais, podendo escolher qualquer hospital do estado. Veio conhecer o HTJ e ficou impressionado com a infraestrutura e a organização. Conversando com os médicos, viu que era um serviço em crescimento, que todos acreditavam que iria “decolar”. Diego relata que a Residência atendeu plenamente a essas expectativas, inclusive englobando cirurgias laparoscópicas – o que não acontece no Rio. Agora, pretende trabalhar com cirurgia vascular, estudando na Universidade Federal Fluminense – UFF, de Niterói, mas sempre levando o nome do HTJ por onde passar. Considerou Juiz de Fora uma cidade excelente, de porte médio mas com toda a estrutura de cidade grande, sem as complicações e com excelente qualidade de vida, próxima a grandes centros como RJ e BH.

 


 


(32) 2101.5000

Alameda Salvaterra, nº 200, Bairro Salvaterra, CEP 36.033-003 - Juiz de Fora MG

VEJA ABAIXO COMO CHEGAR


SUPREMA-Sociedade Universitária para o Ensino Médico Assistencial LTDA - CNPJ: 05.079.440/0001-08

Todos os Direitos Reservados

Futuro