Warning: count(): Parameter must be an array or an object that implements Countable in /home/supremagodaddy/public_html/noticia-interna.php on line 23
SUPREMA | Faculdade de Ciencias Medicas e da Saude de Juiz de Fora - FCMS/JF Notícias - Faculdade Suprema

SUPREMA | Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde de Juiz de Fora - FCMS/JF

Suprema realiza colação de grau unificada

Publicado em: 07/08/2014

 

 

A noite desta quarta-feira foi de realização de sonhos na Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde de Juiz de Fora - Suprema. Estudantes dos cursos de Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia e Odontologia concluíram mais uma etapa em sua formação acadêmica, participando da Colação Oficial Unificada, em solenidade presidida pelo Diretor Geral da Suprema, Dr. Jorge Montessi, no Anfiteatro da Instituição.

 

A colação foi conduzida de acordo com o nome dos cursos, começando pela Enfermagem, que teve como juramentista a estudante Lílian Márcia Corrêa. A paraninfa da turma, professora Margareth Alves Bastos, não pode estar presente por motivo de viagem, mas, carinhosamente, deixou uma mensagem, lida pela professora Regina Lúcia Muniz de Oliveira. No texto, ela dizia que "podem ter certeza que tenho na lembrança cada uma de vocês e posso vislumbrar o sorriso de cada uma neste momento de conquista, realização e vitória". Margareth ressaltava ainda que "vocês cuidam, apoiam e acolhem, choram, sorriem e sofrem com o sofrimento do outro".

 

Logo após a Enfermagem, foi a vez dos estudantes de Farmácia colarem grau, sendo que Paula Knüpfer de Oliveira ficou responsável por fazer o juramento. A colação do curso abrangeu também a entrega do Prêmio Professor Lúcio Guedes Barra concedido pelo Conselho Regional de Farmácia de Minas Gerais (CRF/MG).

 

Neste semestre, a vencedora do Prêmio foi Juliana Souto Ramos Sozzi, que recebeu a medalha das mãos do Assessor da Diretoria do CRF/MG, Alisson Brandão, e da Coordenadora do Curso de Farmácia, Soraida Sozzi Miguel.

 

Farmacêutico-bioquímico de alma e coração, Lúcio Guedes Barra foi um dos grandes defensores da profissão em Minas Gerais. Dos seus 70 anos de idade, 40 foram vividos intensamente na busca pela qualidade do ensino farmacêutico e pelo crescimento da tradicional Escola de Farmácia de Juiz de Fora, de onde foi cinco vezes diretor e duas vezes vice-diretor. Ele também foi assessor de gabinete do reitor da UFJF, responsável pelo Museu de Farmácia e presidente do Conselho de Curadores da Fundação do Hospital Comunitário.

 

A dedicação à profissão foi além do trabalho na Universidade, presidindo a Sociedade de Farmácia e Bioquímica de Juiz de Fora. No CRF/MG, foi conselheiro e diretor secretário-geral. Por seu largo caráter e dedicação incondicional à Farmácia, Lúcio Guedes Barra deu nome ao Prêmio do CRF/MG que homenageia os farmacêuticos recém-formados que são referência por seu comprometimento com os estudos e futuro da profissão. Lançado em julho de 2013, o Prêmio Professor Lúcio Guedes Barra está sendo entregue ao destaque acadêmico de cada turma durante a cerimônia de Colação de Grau das faculdades de Farmácia de todo o Estado.

 

Em seu discurso, o Assessor da Diretoria do CRF/MG, Alisson Brandão, destacou que "devemos estar disponíveis, sempre prontos a ajudar e a oferecer a devida assistência farmacêutica à sociedade. Temos que nos apropriar da condição de profissionais da saúde e nos fazer necessários. Nós, do Conselho Regional de Farmácia de Minas Gerais, entendemos que onde tem medicamento, tem que ter farmacêutico. É um direito da população. Para isso nos preparamos tanto".

 

Após a entrega do Prêmio, a Colação de Grau Oficial da Suprema foi marcada pela emoção com o discurso da paraninfa da turma de Fisioterapia, Luciana de Cássia Cardoso. Já o juramento ficou a cargo de Anna Paula Vieira Pereira.

 

Encerrando a solenidade de colação de grau, os estudantes de Odontologia foram acolhidos pelo professor Lucas Nardelli Monteiro de Castro, que dá nome à turma. Discursando de improviso, mas não menos cheio de conteúdo e emoção, o professor Lucas destacou o futuro profissional que se abre à frente dos novos bacharéis e as dificuldades enfrentadas pelos alunos para chegar até aquele momento, como o nascimento de filhos durante o período da Faculdade, como aconteceu com os estudantes Tiago Ferreira Colombo e Priscila do Amaral Braz.

 

O juramento foi feito por Jeannine Fernandes Simões e, como a noite era de emoções fortes, principalmente para os pais presentes na plateia, o Diretor Geral da Suprema, Jorge Montessi, quebrou a formalidade típica das colações de grau e chamou ao palco os novos cirurgiões-dentistas citados pelo professor Lucas, Tiago e Priscila, com seus respectivos filhos que, simbolicamente, também receberam a imposição do capelo. "Vários professores da Suprema foram meus alunos e quem sabe não estamos diante de futuros alunos da Faculdade?" profetizou Montessi.

 

Confira as fotos da Colação na Galeria de Fotos do site.


(32) 2101.5000

Alameda Salvaterra, nº 200, Bairro Salvaterra, CEP 36.033-003 - Juiz de Fora MG

VEJA ABAIXO COMO CHEGAR


SUPREMA-Sociedade Universitária para o Ensino Médico Assistencial LTDA - CNPJ: 05.079.440/0001-08

Todos os Direitos Reservados

Futuro