Trabalho de Conclusão de Curso (TCC Pós-Graduação)
O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) constitui-se em um momento de potencialização e sistematização de habilidades e conhecimentos adquiridos ao longo da Pós Graduação, na forma de pesquisa acadêmico-científica. Trata-se de uma experiência fundamental na formação do egresso, uma vez que lhe proporciona a oportunidade de resolver, de forma rigorosa e criativa, problemas teóricos e práticos relacionados à área da saúde.
Como trabalho que se submete aos padrões da produção científica, o TCC deve respeitar seus parâmetros. Assim, ele envolve, basicamente, três etapas: a de formulação de um projeto, sua execução na forma de uma investigação, e a apresentação de seus resultados de maneira a ser julgada pela própria comunidade científica. Essas três etapas conjugadas e sujeitas ao crivo da lógica de procedimento da Ciência asseguram ao TCC um caráter diferente dos trabalhos normalmente desenvolvidos pelos estudantes em suas respectivas disciplinas.
O TCC é, portanto, um trabalho de síntese, que articula o conhecimento global do aluno no interior de sua área de formação.
Como tal, o TCC deve ser concebido e executado como uma atividade científica, não como forma de avaliação de seu desempenho no domínio e/ou avaliação de um conteúdo disciplinar específico.