Infraestrutura de Ensino

Navegue pelos links abaixo

Laboratório de Habilidades e Simulação Realística

Professores e estudantes da FCMS/JF contam com um avançado e moderno laboratório de habilidades e simulação, no qual através da utilização de metodologias de ensino, graduandos dos diversos cursos da Instituição têm um aprendizado diferenciado. Com uma área física de 657m², possui 18 cenários (4 consultórios, 2 salas de suporte básico de vida, 1 pediatria e neonatologia, 1 enfermaria, 1 ginecologia e obstetrícia, 3 salas de simulação avançada, 1 plataforma educacional 3D, 2 salas de aula e 2 casas simuladas, área de higienização e lavagem das mãos, escovação e paramentação, com dois vestiários).
Ainda integram o laboratório, manequins de habilidades, simuladores controlados por computadores e pacientes simulados, os quais favorecem a instrução e melhor preparação dos estudantes.

Trata-se de um investimento que permite aos futuros profissionais adquirir novos conhecimentos, habilidades, atitudes e comportamento em cenários seguros, controlados e que se aproximam da realidade. Além disso, todos os recursos acima associados às metodologias de ensino, integrados ao currículo dos cursos e com a participação ativa dos estudantes, favorecem o desenvolvimento das competências para atuação na área da saúde. Aqui o estudante pode fazer, refletir, refazer, analisar para, posteriormente aplicar e executar nos cenários reais de ensino de forma segura.

O Laboratório de Habilidades e Simulação possui um sistema de áudio e vídeo que permite a gravação de cada cenário. A utilização dessa tecnologia faz parte da metodologia do ensino de habilidades e simulação e todas essas gravações são utilizadas com a finalidade pedagógica. Dentro desse ambiente de ensino, a preservação e conservação dos manequins e simuladores, a manutenção da ordem e disciplina e das normas institucionais devem ser respeitadas.

Equipe do Laboratório de Simulação:

Grupo Gestor:

Professoras:

• Mirna Salomão Marques – coordenadora
  • Margareth A. B. e Castro
  • Roberta T. Prado

Técnico: Jardel Joaquim Ladeira

Assistente Administrativo: Andrea P. Crepaldi

I Conferência do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência

No dia 05 de dezembro de 2018 foi realizada a I Conferência do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência uma promoção do Laboratório de Habilidades em parceira com o SAMU.

O objetivo do evento foi esclarecer sobre o funcionamento da regulação médica do SAMU e demonstrar o atendimento pré-hospitalar de uma vítima de trauma.

Além de uma palestra do coordenador do Núcleo de Educação Continuada do SAMU, Júlio César Oliveira Andrade, o evento contou também com duas sessões de simulação

II Conferência do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência

No dia 29 de março de 2019 foi realizada a II Conferência do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência uma promoção do Laboratório de Habilidades em parceira com o SAMU.

Estiveram presentes 113 estudantes de diversos cursos e matriculados na Disciplina de Suporte Básico de Vida.

Clique aqui e veja todas as fotos

I Capacitação dos colaboradores da Faculdade SUPREMA em Suporte Básico de Vida (SBV)

No período de 19 de setembro a 12 de novembro de 2018 o Laboratório realizou nove encontros para a capacitação da equipe de colaboradores da instituição em SBV, conforme recomendações da American Heart Association.

Participaram da capacitação 69 profissionais de diferentes áreas de atuação na instituição.

Este projeto será continuo na instituição e no próximo ano constará de um projeto de pesquisa do laboratório.

Capacitação de profissionais de saúde do Exército Brasileiro

No dia 10 de outubro de 2018, o LHPSR realizou a capacitação de oficiais médicos do Exército Brasileiro como parte integrante da Diretriz de Atendimento Pré-Hospitalar Tático do Ministério da Defesa. Sob a gestão do grupo de professoras do laboratório e com a contribuição da professora Maria Augusta M. Sampaio de Souza.

Foram realizadas as seguintes oficinas:

Técnicas básicas de via aéreas e dispositivos de vias

Documentos para Download

Oficinas Temáticas

Nossa Estrutura

Clique nas imagens para ampliar e veja algumas fotos de nossa estrutura:

carregando carregando carregando

Simulação de um acidente treina estudantes e Samu no Campus:

Em um cenário de simulação montado pela Suprema, estudantes e professores colocaram em teste a situação de emergência, encenada no pátio da Faculdade na manhã de 26 de fevereiro. Foi realizada uma simulação de uma batida entre dois carros e uma moto, com feridos graves, socorridos pelos acadêmicos da FCMS/JF e pelos socorristas do Samu.

Em 2018 o LHPSR recebeu 12,730 alunos e profissionais da área da saúde. Além das aulas regulares de diferentes cursos ainda foram realizados cursos e treinamentos de profissionais de instituições parceiras como Hospital Monte Sinai e Hospital e Maternidade Terezinha de Jesus.

E-Books

E-books: Instruções para usar o Laboratório de Habilidades e Simulação

Instruções para o Professor Instruções para o Estudante Instruções para o Monitor

Clique na galeria abaixo e veja todas as fotos:

Um Dia de Suprema com
Colégio Conexão