SUPREMA | Faculdade de CiÊncias MÉdicas e da SaÚde de Juiz de Fora - FCMS/JF

SUPREMA | Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde de Juiz de Fora - FCMS/JF

Ensino

Infraestrutura de Ensino

Laboratórios de Habilidades Específicas

 

 

Laboratório de Enfermagem

 

 

O Laboratório de Habilidades em Enfermagem (Bloco C) destina-se ao desenvolvimento de habilidades práticas de Enfermagem, sendo utilizado por professores e estudantes do curso de Enfermagem e por demais cursos da FCMS/JF, além de atividades extracurriculares (como as Campanhas de Vacinação).

 

Possui uma área física de 120m², com capacidade de 30 alunos por turma. é arejado, possui ventilação e iluminação naturais, sendo adequado à realização das atividades a que se propõe. Está equipado para atender aos procedimentos básicos de enfermagem, tais como: cateterismos, sondagens, higiene, organização da unidade do paciente, curativos simples, aferição de sinais vitais e outros.

 

Possui regulamento próprio e recursos materiais, como álbuns sobre Aids, DST, Programa Saúde da Família, Planejamento Familiar e Planejamento & Reprodução; aparelhos completos para aferição de pressão; kit composto de estetoscópio, esfigmomanômetro e termômetro clinico; kit completo de feridas para demonstração de curativos; kit de braço para treinamento de injeções IM/IV (com acessórios); kit de planejamento familiar; laringoscópio; manequins simuladores de cuidados (adulto, infantil e paciente de suporte básico de vida); oftalmoscópio; otoscópio; mini kit fetal; modelo pélvico de acrílico e borracha; mesa maca para exame clinico; pelve feminina e reanimador respiratório.

 

De acordo com a Lei nº 13.168, de 6 de outubro de 2015

 

carregando carregando carregando

 

 


 

Laboratórios de Fisioterapia

 

 

Os dois Laboratórios de Habilidades em Fisioterapia (Blocos B e C) são destinados ao curso de Fisioterapia, sendo compartilhados pelas disciplinas de conteúdos básicos e profissionalizantes, além da disciplina Teatrando na Saúde. Tais laboratórios são projetados para atender a 30 alunos cada, possuindo os mesmos equipamentos para uso individual.

 

O Laboratório do Bloco B está distribuído numa área física de 118,78m², enquanto o Laboratório do Bloco C tem área de 70 m². Apresentam iluminação adequada, boa ventilação e condições de fácil higienização.

 

Constam os seguintes materiais nos Laboratórios, dentre outros: simetrógrafo com plataforma e com fixador de parede; inspirômetro de incentivo; goniômetro metálico; estetoscópio, esfigmomanômetro e termômetro; exercitador elástico TheraBand; cunha de Dejarnette para osteopatia, em curvim; Power Web; exercitador de dedos infravermelho com pedestal e rodízio; lâmpada para infra-vermelho; steper de hidro; balança antropométrica; bicicleta ergométrica horizontal e vertical; esteira ergométrica; negatoscópio; cavalo pequeno hidro e cinta de estabilização (Mulligan).

 

De acordo com a Lei nº 13.168, de 6 de outubro de 2015

 

carregando carregando carregando

 

 


 

Laboratório de Farmácia

 

 

Situado no Bloco C, o Laboratório de Habilidades Farmacêuticas (LHF) é situado no Campus da Faculdade, em uma área de 170 m². Por sua concepção, o espaço é dividido em vários ambientes, denominados segundo as atividades desenvolvidas em cada um deles:
• Laboratório de Lavagem e Descarte de Material, que é o local onde são realizados os procedimentos de lavagem e secagem de vidraria e descarte de resíduos sólidos e líquidos; 
• Laboratório de Homeopatia, com estrutura para manipular fórmulas oficinais e magistrais, segundo a farmacotécnica homeopática;
• Laboratório de Controle de Qualidade, planejado para a conferência da matéria-prima e do medicamento manipulado e sua devida rotulação.

 

A infraestrutura qualificada deste laboratório permite a realização de pesquisas como validação de metodologias analíticas e estudos de equivalência farmacêutica, dentre outras. Neste ambiente, ocorre o desenvolvimento de atividades práticas de físicoquímica, estudo de estabilidade de matérias-primas e formas farmacêuticas sólidas, líquidas e semi-sólidas.

 

No Laboratório ocorrem ainda as aulas práticas da disciplina Química Farmacêutica sobre estrutura química e propriedades físico-químicas de fármacos, e determinação dos parâmetros físico-químicos correlacionados às características farmacológicas dos fármacos analisados. Os estudantes desenvolvem as boas práticas de fabricação (BPF), que os capacita preparar, em nível magistral, alopático e homeopático as diferentes formas farmacêuticas.

 

Dentro do LHF, isoladamente, está instalado o Laboratório Semi-Industrial, onde são desenvolvidas, produzidas e controladas a qualidade de produtos de higiene e limpeza (saneantes domissanitários) e preparações sólidas, semi-sólidas e líquidas. O estudante pode vivenciar as rotinas de boas práticas de fabricação relacionadas às atividades de produção e desenvolvimento, além das rotinas de boas práticas de laboratório – BPL, os Procedimentos Operacionais Padrão – POPs, as Fichas de Fabricação, as marchas analíticas e os documentos de validação, relacionados ao controle de qualidade. Neste local são executadas as práticas da disciplina Tecnologia Farmacêutica e Dermocosméticos.

 

Todos os equipamentos de segurança são disponibilizados aos colaboradores e aos estudantes. Os Equipamentos de Proteção Individual – EPIs e os Equipamentos de Proteção Coletiva – EPCs eliminam ou reduzem os riscos à saúde e à segurança de todos, dentro e fora dos laboratórios. Todos os EPIs preconizados pelas normas de biossegurança são fornecidos aos estudantes e colaboradores, e os EPCs disponíveis são: capelas de exaustão e de fluxo laminar; extintores de incêndio; lavador de olhos e ducha de urgência. Os ambientes apresentam sinalização de fuga, normas de funcionamento e de boas práticas e mapa de risco. Através do Programa 5S, os ambientes mantêm o modelo permanente de organização e de gestão efetiva da Faculdade, acompanhada por uma equipe treinada, que realiza sistemáticas auditorias internas e externas. Contam também com as ações desenvolvidas pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes – CIPA. As salas são arejadas, com ventilação natural ou por ar condicionado e iluminada com luz natural ou artificial. A manutenção é realizada conforme especificações de cada equipamento, preventiva e corretiva.

 

Em todos os ambientes, o planejamento e o controle das atividades de ensino desenvolvidas nas aulas práticas têm regulamentos próprios, encontram-se devidamente registrados e são coerentes com o Projeto Pedagógico do Curso de Farmácia, especialmente no que diz respeito à quantidade e à abrangência das áreas de formação ou de ensino atendidas, destinados ao desenvolvimento de habilidades e competências di-versas e consonantes com a formação de um profissional farmacêu-tico.

 

De acordo com a Lei nº 13.168, de 6 de outubro de 2015

 

carregando carregando carregando

 


 

Laboratório de Odontologia

 

 

Mais informações em breve

 

carregando carregando carregando

 

 

 

 

JORNAL DA SUPREMA canal suprema
suprema jf
(32) 2101.5000

Alameda Salvaterra, nº 200, Bairro Salvaterra, CEP 36.033-003 - Juiz de Fora MG

VEJA ABAIXO COMO CHEGAR


Fies
Fies
Futuro Comunicacao