Série Histórica do Programa de Mentoring da FCMS/JF - SUPREMA
2016 – 2018
Início do Programa de Mentoring sob a coordenação da docente Laura de Souza Bechara Secchin. O programa previa 2 a 3 encontros por semestre e era obrigatória a frequência de todos os estudantes por todo o tempo de curso da graduação. As atividades eram programadas de forma longitudinal, em grupos homogêneos por período letivo, formados aleatoriamente pela secretaria do programa. Devido à relativa baixa frequência, optamos por instituir uma nova estrutura do programa no ano de 2019.
2019 – 2020
A partir do ano de 2019 os encontros do mentoring passaram a ser uma atividade opcional para o estudante, configurada como atividade complementar, com carga horária de 10 horas/ano. Para obter o certificado o estudante precisaria frequentar o mentoring por 2 anos (mínimo de 20h). As turmas passaram a ser heterogêneas, mantendo os pequenos grupos (número de 5 a 10 estudantes/mentor) e o mentor passou a ser de escolha do estudante. O acesso ao programa passou a ser a partir da abertura de edital e no ato da inscrição o aluno deveria escolher até três mentores, disponíveis na pasta na secretaria do programa através do cartão de visita do mentor.
2020 – 2021
Com a suspensão das aulas presenciais e a necessidade do Ensino Remoto Emergencial, o Programa de Mentoring passa por novas adaptações e é oferecido apenas aos estudantes dos 1º e 2º períodos, de todos os cursos, através na Plataformas Teams e lançada a avaliação do programa, por parte dos mentores e dos estudantes pelo Google Forms com o objetivo de melhorias para o programa.
2022 at a presente data
No modelo atual, os estudantes dos 1º e 2º períodos, de todos os cursos, são inscritos automaticamente no programa. Os estudantes ingressantes são apresentados ao programa no momento da acolhida institucional assim como aos seus pais. Depois, num segundo momento, é feito no “Café com palavras”, na apresentação dos serviços de apoio.
Os demais estudantes têm acesso ao programa por meio de abertura de inscrições ao lançamento do edital, que é divulgado nas mídias sociais e por whatsApp institucional. Aos mentores, foi lançado um Guia do Encontro a fim de nortear melhor seu encontro com o grupo. Ao final do semestre, o programa será novamente avaliado por estudantes e mentores para possíveis melhorias de acordo com os objetivos iniciais.